quinta-feira, 3 de maio de 2018

JOGO 1: CRACHÁ NUMÉRICO

Aprendendo a contar de uma forma divertida

Jogo desenvolvido por: Joyce Elisama Finamor





A ideia deste jogo foi desenvolvida por uma de nossas bolsistas, que buscava através de uma brincadeira divertida ensinar aos seus alunos a contar até um determinado número. Por lidarmos com crianças da faixa etária de 3 a 6 anos, sabemos que a maioria não consegue organizar uma sequência numérica, não sabe contar até 10 ou até mesmo dizer quantos anos têm. Por motivos como este, consideramos importante trabalhar os números com as crianças, e será que existe melhor forma que aprender brincando?

O jogo é aplicado em sala de aula da seguinte forma:
  • São divididas duas equipes e todos os alunos recebem um crachá que contém um número.
  • Organizam-se as cadeiras uma ao lado da outra conforme o número de membros de cada equipe.
  • A bolsista (professor/professora) fica responsável por manipular um aparelho de som, assim como na típica dança da cadeira. Enquanto a música estiver tocando todos os alunos devem ficar caminhando pela sala, e assim que a música parar, cada equipe deverá sentar nas cadeiras na ordem correta dos números impressos em seus crachás. 
Para que a brincadeira fique justa é importante que ambas as equipes recebam o desafio de montar a mesma sequência numérica, ou seja, ao trabalhar com duas equipes de 10 crianças cada, teremos duas crianças com o número 1, duas crianças com o número 2, e assim por diante.

Ainda há a possibilidade de se trabalhar sem a competição que é uma forma mais adequada. Nessa outra forma de brincar, a sequência também será determinada pela quantidade de alunos, porém, eles não serão divididos em equipes e terão o desafio de organizar uma sequência maior com o auxílio uns dos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação