Conhecendo os Tetraedros e o Octaedro
Atividade desenvolvida por: Elisama Damasio, Letícia Aparecida da Maia e Matheus Vinicius Nunes.
A presente atividade foi desenvolvida para alunos do ensino fundamental e/ou médio e tem como tema os poliedros de Platão, em específico, o Tetraedro e o Octaedro, mas para que esses polígonos sejam conhecidos entre os alunos da faixa etária para qual a atividade foi desenvolvida , é importante introduzi-los através de outros sólidos já conhecidos, como em nosso caso, com a pirâmide de base quadrada e o cubo.
Os materiais serão construídos conforme o número de equipes que queremos formar (quatro) para aplicar a atividade, e para isso precisaremos de 4 tetraedros regulares e 16 tetraedros irregulares que podem ser construídos conforme as planificações abaixo:
Tetraedro Irregular |
Tetraedro Regular |
Para cada uma das
equipes será entregue um conjunto de 5 peças (um tetraedro regular e 4
tetraedros irregulares), além de uma sequência de atividades.
As atividades propostas poderão ser facilmente deduzidas através do uso do material, que é uma forma de apresentar ao aluno uma maneira mais fácil e palpável de aprender o conteúdo, além do mais, a utilização do material concreto como um recurso pode contribuir por meio de um trabalho cooperativo, na elaboração de conceitos e na resolução de problemas (PAIS, 2006).
Sendo assim, a melhor forma de se trabalhar esta atividade é em pequenos grupos, pois além do trabalho cooperativo entre os alunos, a avaliação individual ficará mais justa, já que todos os membros das equipes poderão ter contato com o material.
Exemplo de atividades |
O primeiro comando que se dará, será o de construir um cubo com os 5 polígonos que cada equipe receberá, e em seguida calcular seu volume.
Durante essa etapa da atividade é imprescindível que os alunos consigam calcular o volume do cubo montado, pois todo o restante da atividade dependerá desse resultado, daí a importância de já se haver comentado sobre o cálculo de volume de determinados polígonos em um momento anterior a esta aula.
A segunda atividade, assim como a primeira é bastante intuitiva e pode ser facilmente realizada com o uso do material concreto, diferente do que aconteceria se apenas fizéssemos a pergunta para os alunos sem apresentar o material ou um desenho. Sabemos que isso exigiria deles uma capacidade de criar imagens mentais, porém, segundo Pais (1996, p. 65) “a formação de imagens mentais é uma consequência quase que exclusiva do trabalho com desenhos e objetos”.
Dessa forma , tendo os materiais em mãos os alunos conseguirão fazer exatamente o que se pede na atividade (montar uma pirâmide de base quadrada) sem muito esforço.
As demais atividades também se referem ao cálculo de volumes a partir dos dados obtidos pelos alunos nas questões anteriores (1 e 2), e ainda traz duas questões que remetem aos elementos que compõe os polígonos, o que também seria introduzido aos alunos em momentos anteriores.
Com isso, ao final da atividade as equipes terão a confirmação de que é possível se formar um cubo a partir de quatro tetraedros, que duas pirâmides de base quadrada formam um octaedro, e também colocarão em prática seus conhecimentos no que diz respeito ao cálculo de volumes de polígonos e a classificação dos elementos que os compõe.
Referências
MÃO NA FORMA: Os sólidos de
Platão. Produção: TV Escola. São Paulo, 2000. 1 vídeo (00:09:52 min).
Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video/mao-na-forma-os-solidos-de-platao>.
Acesso em: 23 mai. 2018.
PAIS, Luiz Carlos. Intuição,
experiência e teoria geométrica. ZETETIKÉ,
v. 4, n. 6, p. 65, jul./dez., 1996.
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