A máquina de somar foi inspirada em um material parecido visto no Pinterest, e ela tem como principal objetivo auxiliar as crianças em seus primeiros cálculos.
Como trabalhamos com crianças de 4 e 5 anos, estamos utilizando apenas números de 0 a 5.
Como Funciona:
1) Os dois rolos colados na parede da caixa simbolizam tubos de condução, e há neles um pequeno pedaço de velcro para se colocar os algarismos a serem somados.
2) Tendo as duas parcelas fixadas nos "tubos", a ideia é que a criança utilize bolinhas de isopor para efetuar o cálculo.
3) Como sabemos, a maioria das crianças têm dificuldade em somar por partes. O comum é que elas comecem a contar desde o início. Por exemplo, 2+3 fica: um, dois, três, quatro, cinco. 5+3 fica: um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito., e assim por diante.
4) Na máquina de somar, a criança deverá jogar a quantidade indicada de bolinhas no primeiro tubo, em seguida deverá jogar as bolinhas de acordo com a quantidade fixada no segundo tubo, sendo que essas bolinhas cairão na caixa logo abaixo do sinal de igualdade.
5) Feito isso, a criança irá contar a quantidade de bolinhas que caíram na caixa e fixará o resultado final
Apesar de ser um material simples, sabemos que por ser algo diferente irá chamar a atenção das crianças. Além disso, essa forma de ensinar a adição é algo mais palpável para crianças dessa faixa etária do que apenas ensinar no papel ou utilizando os dedos por exemplo.
Nosso objetivo com a criação desse material é fugir um pouco das mesmas abordagens de sempre com o material dourado, mas manter a interação da criança com o objeto concreto.